segunda-feira, 8 de maio de 2017

Ambiente Alimentar.





A alimentação é um dos determinantes sociais da saúde e o comportamento alimentar é um fenômeno complexo no qual estão englobados aspectos biológicos, psicológicos, sociais, culturais e ambientais que se relacionam e se potencializam mutuamente. O território tem grande influência sobre a alimentação dos usuários, pois é ele que determina a disponibilidade de estabelecimentos e alimentos, a dificuldade do acesso físico a esses estabelecimentos e a dificuldade do acesso financeiro. Por isso é importante conhecer o território e ter um olhar atento que enxergue a realidade do sujeito, considerando suas especificidades e as relações estabelecidas nesse território, para só assim fazer qualquer tipo de intervenção sobre ele.

Vivemos em um “ambiente alimentar Macro” onde existem várias indústrias que monopolizam o mercado e levam alimentos para vários cantos do mundo, o que contribui bastante para construção de novos hábitos alimentares que antes, determinada população não tinham, e não teriam se essas industrias não tivessem chegado até eles. Até mesmo a posição dos alimentos nos supermercados ou em outros estabelecimentos determinam as escolhas alimentares é o chamado “ambiente do consumidor”, não é à toa que na maioria dos estabelecimentos o corredor que leva ao caixa estão cheios de guloseimas.

Existem ainda o “ambiente de informações” que inclui a mídia e a publicidade, o “ambiente comunitário” que são as disponibilidades de estabelecimentos que vendem produtos saudáveis e não saudáveis e seus horários de funcionamento, entre outros. Todos esses ambientes alimentares influenciam na escolha por uma alimentação saudável o que impacta diretamente na saúde da população.


Thais Coelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário