A alimentação é um dos
determinantes sociais da saúde e o comportamento alimentar é um fenômeno
complexo no qual estão englobados aspectos biológicos, psicológicos, sociais,
culturais e ambientais que se relacionam e se potencializam mutuamente. O
território tem grande influência sobre a alimentação dos usuários, pois é ele que
determina a disponibilidade de estabelecimentos e alimentos, a dificuldade do
acesso físico a esses estabelecimentos e a dificuldade do acesso financeiro. Por
isso é importante conhecer o território e ter um olhar atento que enxergue a
realidade do sujeito, considerando suas especificidades e as relações
estabelecidas nesse território, para só assim fazer qualquer tipo de
intervenção sobre ele.
Vivemos em um “ambiente
alimentar Macro” onde existem várias indústrias que monopolizam o mercado e levam
alimentos para vários cantos do mundo, o que contribui bastante para construção
de novos hábitos alimentares que antes, determinada população não tinham, e não
teriam se essas industrias não tivessem chegado até eles. Até mesmo a posição
dos alimentos nos supermercados ou em outros estabelecimentos determinam as
escolhas alimentares é o chamado “ambiente do consumidor”, não é à toa que na
maioria dos estabelecimentos o corredor que leva ao caixa estão cheios de guloseimas.
Existem ainda o “ambiente de
informações” que inclui a mídia e a publicidade, o “ambiente comunitário” que
são as disponibilidades de estabelecimentos que vendem produtos saudáveis e não
saudáveis e seus horários de funcionamento, entre outros. Todos esses ambientes
alimentares influenciam na escolha por uma alimentação saudável o que impacta
diretamente na saúde da população.
Thais Coelho.
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